Cofinanciado por:

Programa Compete 2020

Projeto n.º 25

 

Código do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-000025

Programa de Internacionalização e Valorização do Vinho Verde

Apoio no âmbito do sistema de incentivos

OBJETIVO PRINCIPAL: REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

REGIÃO DE INTERVENÇÃO: NORTE

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES

Medida: SI Qualificação e Internacionalização - PME - Proj. Conjuntos

Aviso: 01/SI/2014 - INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização)

Autoridade de Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Organismo: Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.

Investimento: 184.269,00 euros
Custo total elegível: 184.269,00 euros

Apoio financeiro da EU: 101.775,25 euros

Data de aprovação: 2015-05-28

Data de início: 2015-02-17
Data de Conclusão: 2016-12-31

 

Síntese do projeto, objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Com cerca de 20 mil viticultores e 600 empresas engarrafadoras, a Região dos Vinhos Verdes reúne um elevado número de produtores de pequena dimensão, responsáveis por gerar riqueza e criar postos de trabalho no Norte do país. São, na sua maioria, pequenos produtores que têm aprendido a explorar a diferenciação que a viticultura exposta à influência do Oceano Atlântico lhes proporciona.

 

Apesar de apenas 20% das empresas registarem atividade exportadora significativa, as últimas duas décadas marcaram a reestruturação da Região, com sucessivos recordes de exportação nos últimos 10 anos. Com uma produção anual de 70 milhões de litros que geram mais de 50 milhões de euros em exportações para a economia portuguesa, o Vinho Verde está já presente em 107 países e é líder nacional das exportações de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) não licorosos.

 

Os mercados externos encontram nos Vinhos Verdes um perfil ideal à tendência de consumo de vinhos mais leves, frescos e gastronómicos. A diversidade e versatilidade na harmonização com diferentes pratos, mesmo os mais exóticos da cultura asiática, aliada às excelentes propostas de qualidade/preço da Região, levam-no às prateleiras de supermercados, dos Estados Unidos ao Japão, entre outros destinos.

 

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), instituição que certifica a Denominação de Origem Vinho Verde, tem desempenhado um importante papel de promotor da internacionalização dos produtores da Região, enquanto agente facilitador de contactos negociais e promocionais. Sobretudo, desde a década de 2000, está em curso um forte programa de promoção em cerca de 10 mercados estratégicos, levando as empresas da Região às principais feiras internacionais, assim como promove a realização de seminários e programas de formação nas principais escolas, organiza provas para o consumidor e capta jornalistas e compradores em visita a Portugal.

 

Não são alheios a este desenvolvimento os Fundos Comunitários que têm permitido alavancar o orçamento interno da Comissão dos Vinhos Verdes, permitindo que as empresas cheguem a mais mercados, ações e públicos-alvo.

 

Ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização a CVRVV desenvolveu, ao longo dos anos de 2015 e 2016, um projeto estruturado de intervenção em matéria de internacionalização junto das Pequenas e Médias Empresas (PME) da Região dos Vinhos Verdes. Com o objetivo de envolver 30 empresas e reforçar a sua competitividade e aumentar o valor das suas exportações no volume de negócios total em cerca de 39,90%, o programa apostou no crescimento da notoriedade internacional e valorização dos Vinhos Verdes. Neste contexto, desenvolveram-se atividades nos mercados da Alemanha, Reino Unido e Portugal.

 

Em Março de 2015 realizou-se uma apresentação e prova coletiva de 182 Vinhos Verdes a profissionais e enófilos de Colónia, seguido de um seminário educativo guiado pelo especialista alemão em vinhos portugueses Thomas Sommer. Nos meses de Verão, a ativação neste mercado dirigiu-se ao consumidor final com degustações em loja de um painel de 17 Vinhos Verdes diferentes. A intervenção no mercado incluiu ainda a visita de 6 sommeliers à Região dos Vinhos Verdes, uma campanha promocional e educativa em meios especializados e a produção de uma plataforma digital em alemão sobre a Região e os Vinhos Verdes.

 

No Reino Unido, a Região dos Vinhos Verdes apresentou-se ao mercado profissional a 5 de Março de 2015 com um painel de 113 Vinhos Verdes e um seminário educativo conduzido pelo especialista em Vinhos e Master of Wine Tim Atkins, com o título 'Vinho Verde Revolution - Haven't you heard? Vinho Verde is making a comeback'. Em complementaridade, 5 profissionais deste mercado viveram uma experiencia imersiva na Região dos Vinhos Verdes, com visitas, provas e harmonizações com Vinhos Verdes. Ao consumidor final foi dirigida uma campanha publicitária, em meios como a Ryanair, EasyJet, The Guardian e TimeOut.

 

Os resultados deste programa foram disseminados junto da Região no seminário intermédio realizado em Novembro de 2015 e no seminário final de Novembro de 2016. Cumpriu-se igualmente o objetivo de 12 visitas às empresas aderentes ao projeto tendo por propósito a divulgação dos resultados e disseminação de boas práticas implementadas pelo programa. As visitas decorreram em Novembro e Dezembro de 2016, com vários órgãos de comunicação nacionais. O programa terminou com a publicação de um trabalho no jornal Público on-line sobre a internacionalização e o seu impacto na Região dos Vinhos Verdes.

 

Carlos Teixeira, enólogo da Quinta da Lixa destaca os resultados operacionais do projeto como 'uma mais-valia, uma vez que foi possível ir ao mercado alemão e desenvolver ações de branding com distribuidores, assim como a participação na Prowein alavancou o negócio localmente e noutros mercados da Europa, já que se trata de uma plataforma mundial de relações comerciais'. No caso do Reino Unido, 'a possibilidade de contactar com as visitas dos media e o facto de poder apresentar diretamente os vinhos a consumidores e a restaurantes, são fortes auxiliadores de resultados', refere.

 

'Pudemos estabelecer contacto com importadores, apresentar novas colheitas, criar novas relações comerciais ou fortalecer relações já existentes e aumentar o volume de negócios no mercado alemão. No Reino Unido, foi importante poder reforçar a relação com o nosso importador presente na acção', acrescenta José Oliveira, Administrador da Viniverde - Promoção e Comércio de Vinhos Verdes, S.A.

 

O programa envolveu nas suas atividades 33 empresas da Região, 546 profissionais, mais de 100.000 consumidores, gerando 8 artigos impressos e um aumento do valor das exportações das PME's envolvidas de 40,23%, superando assim os objetivos inicialmente propostos.

 

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