Projeto n.º 37691
Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão
Caracterização:
- Nº Projeto: 37691
- Promotor: COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES
- Co-promotor: COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL DO DÃO
- Medida: Sistema de Apoio a Ações Coletivas
- Aviso: 04/SIAC/2017 - SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS - Internacionalização
- Aut. Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
- Organismo: Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.
- Investimento: 1.306.638,92 euros
- Elegível: 1.007.051,42 euros
- Incentivo: 855.993,71
- Data de Início 2018-03-01
- Data de Fim 2020-02-29
Síntese do Projeto:
O projeto 'Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão' visa potenciar o sucesso internacional das PME ligadas ao negócio dos vinhos da Região dos Vinhos Verdes e da Região do Dão, procurando reforçar a sua capacitação para o desenvolvimento de estratégias que incorporem fatores diferenciadores na sua oferta, sensibilizando-as para a importância da inovação, do marketing e do reforço da imagem de marca, enquanto fatores determinantes para o aumento da competitividade e, simultaneamente, contribuindo para o reforço da visibilidade internacional da oferta de vinhos nacionais, e melhoria da perceção dos mercados externos relativa a estes vinhos.
O esforço na renovação da vinha e evolução constante da enologia nas regiões referidas dão consistência qualitativa e diferenciadora aos vinhos produzidos e sustentabilidade à estratégia de valorização da marca coletiva e marcas dos produtores.
Com efeito, este projeto materializa uma iniciativa integrada, dirigida para o reforço do posicionamento das marcas Vinhos Verdes e Vinhos do Dão, enquanto marcas cada vez mais relevantes e notórias na promoção internacional dos vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e da Região Demarcada do Dão, conferindo, por essa via, uma crescente visibilidade internacional ao que de melhor se faz a nível nacional. Materializa, também, iniciativas que reforçam a capacidade das atividades económicas ligadas à comercialização dos vinhos para a definição de estratégias de internacionalização e de abordagem aos mercados externos, potenciando a competitividade dos nossos players e a sua progressão nas cadeias de valor globais, promovendo as melhores práticas a nível internacional.
Entidades Promotora e Co-promotora do Projecto:
1. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) é o organismo interprofissional que tem por objeto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e comércio de Vinho Verde e a defesa do património regional e nacional que constitui a Denominação de Origem Protegida, revestindo, nesta qualidade, a forma jurídica de uma associação regional, pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública (Decreto-Lei nº 104/87 de 6 de Março).
Para além da certificação, controlo de qualidade e fiscalização dos produtos vínicos da Região, nos diversos locais de produção e comércio, a CVRVV tem como missão a divulgação da Denominação de Origem Protegida Vinho Verde (Vinho Verde DOP) e outros produtos vínicos da Região, no mercado nacional e internacional.
2. A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é um organismo interprofissional que tem como missão exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas com direito à Denominação de Origem Protegida (DOP) Dão e Lafões e à Indicação Geográfica (IG) Terras do Dão, em conformidade com a Portaria nº 37/2011 de 14 de Janeiro, bem como a promoção dos produtos vitivinícolas.
Resultados do Projeto:
Numa perspetiva de formação imersiva e desenvolvimento de novos negócios, as Regiões dos Vinhos Verdes e do Dão receberam dezenas de profissionais - jornalistas, compradores e influenciadores - nas suas áreas de produção, com visitas a produtores, provas guiadas e seminários interativos.
Com grande foco na divulgação e promoção dos Vinhos Verdes e dos Vinhos do Dão, o projeto fez também chegar a sua mensagem a milhares de contactos profissionais e consumidores através de ações como a assessoria de imprensa ou marketing digital, com grande impacto na visibilidade e notoriedade destes vinhos em mercados como a Dinamarca, Alemanha, Brasil ou Reino Unido.
Em complemento, realizaram-se ações de disseminação e eventos nos vários mercados internacionais, uns dirigidos somente a profissionais, outros com âmbito mais alargado e dirigido igualmente a consumidores. As presenças incluíram programas educativos dirigidos por formadores certificados, grandes eventos de marca própria como o Vinho Verde Wine Experience no Rio de Janeiro, ativações em festivais de vinhos de referência nos mercados de destino, tais como o Cruise Days em Hamburgo/Alemanha, o Feast Portland Festival em Oregon/EUA ou o Taste London em Londres/Reino Unido, ou mesmo eventos de menor dimensão e pensados para promover a harmonização dos vinhos Portugueses com a gastronomia internacional, como os Food Pairing Events dirigidos a sommeliers dos mercados alemão, dinamarquês ou inglês.
Numa perspetiva de evolução futura, o projeto contribuiu ainda com um estudo internacional, realizado nos mercados do Brasil, Japão, EUA e Canadá, para redefinição da estratégica da Região dos Vinhos Verdes e apresentação de linhas de ação para o futuro.