Rota dos Vinhos Verdes é História, Cultura e Celebração

18 janeiro 2024

Na Rota dos Vinhos Verdes os festejos religiosos juntam-se aos populares. É com naturalidade que os Vinhos Verdes estão ligados a todos eles e à rica gastronomia regional, cumprindo também a tradição.

Passear pela região dos Vinhos Verdes, sobretudo a partir da primavera, é também conhecer os seus usos e costumes associados às romarias e peregrinações, a maior parte das vezes de cunho religioso e profano, onde muitas delas remontando a alguns séculos atrás. Acontecem em pequenas povoações, vilas e aldeias e grande parte desses costumes são muito antigos, alguns ainda anteriores à nacionalidade, como é o caso de Barcelos, conhecido pelo artesanato de barro. Ali as festas começam no final de abril ? com as conhecidas Festas das Cruzes.

Para além das celebrações religiosas, durante alguns dias há muitas atividades populares e imensos divertimentos. Há mesmo uma divertida batalha de flores, que ali leva cada vez mais gente todos os anos. Os comes e bebes, claro, estão por todo o lado.

Outra terra conhecida pelos vinhos, mas também pela excelente produção de calçado, é Felgueiras, que tem festas locais em honra de Santa Quitéria, com um pequeno santuário no Monte Columbino.

No final de maio acontecem as festas e a romaria, já com grande tradição. Terra em que o pão de ló é famoso, tem vários restaurantes a servir muito bem, destacando-se o bacalhau e o cabrito assados no forno. Na freguesia de Refontoura encontra o restaurante Brazão, do chefe António Carvalho, considerado uma referência nacional. Com fornos de lenha onde se fazem maravilhas, pode degustar uma sopa de peixe (pargo ou garoupa), bacalhau à Zé do Pipo, rojões muito completos, costela de boi no bafo e um excelente cabrito assado no forno, na companhia de um arroz de forno indescritível. Vinhos de blend com Loureiro e Trajadura muito típicos nesta sub-região são o par perfeito para esta gastronomia tradicional.

Artigo completo Observador: https://observador.pt/especiais/rota-dos-vinhos-verdes-e-historia-cultura-e-celebracao/

a pesquisar