Parcerias e Projetos
Em resultado de diversos acordos e parcerias, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes tem apresentado projetos anuais de marketing no valor aproximado de 3 milhões de euros, destinados a apoiar ações de informação e promoção de Vinho Verde e Vinho Regional Minho nos mercados estratégicos de atuação.
Estas ações visam a valorização da Denominação de Origem Vinho Verde e da Indicação Geográfica Minho, o crescimento das vendas nacionais e exportações, o reforço da notoriedade junto dos públicos-alvo e a preservação e valorização das especificidades do Vinho Verde.
Os frutos deste investimento anual são visíveis no aumento do número de empresas exportadoras e reforço da dimensão de exportação das empresas já internacionalizadas, colocando a denominação de origem Vinho Verde no lugar cimeiro das exportações de Vinhos Portugueses DOC, não licorosos.
No ano de 1997 foi apresentado o projecto "VVNet - Vinho Verde na Internet".
O projecto apresentado envolveu uma componente fundamental de utilização dos novos meios de informação - World Wide Web - na valorização, promoção e divulgação do Vinho Verde.
Motivada pela necessidade de dinamizar e racionalizar os vários aspectos ligados à produção e divulgação dos produtos com Denominação de Origem Vinho Verde a Região muniu-se, face às comparticipações do Pronorte, de um conjunto de sistemas baseados nas tecnologias de informação e de comunicação emergentes.
O projecto foi desenvolvido em duas vertentes:
- Vertente promocional - dotou a Região com um conjunto de ferramentas com "servidores WWW" personalizados e de meios de motivação para os aderentes da Rota do Vinho Verde acederem e manterem no longo prazo, num todo coordenado pela CVRVV, para ajudar á divulgação e operação dos próprios aderentes e á animação da Rota.
- Vertente Operacional - estendeu os sistemas existentes SIV, potencialmente aos 45.000 viticultores, via Internet, economizando custos operacionais de forma articulada com a modernização das delegações da CVRVV, capitalizando nos recursos e informação do SIRVV; e no processo reafirmando a imagem institucional do Vinho Verde na Região e aliciando os seus operadores económicos no terreno para a tarefa de promoção da Região pela recolha e monitorização da informação a divulgar.
O projecto envolveu uma componente fundamental de utilização dos novos meios e tecnologias de informação, nomeadamente a Internet, na valorização, promoção e divulgação da Região do Vinho Verde - com este projecto surgiu o site institucional da Região dos Vinhos Verdes, que obteve, entre outros o prémio Microsoft na área da Internet.
A imagem institucional do Vinho Verde na Região foi reforçada sendo feita uma aposta clara no uso das ferramentas de plataforma Internet, com o objectivo de dotar a CVRVV e os operadores económicos da Região com alguns meios tecnológicos indispensáveis aos aspectos operacionais e promocionais das organizações modernas.
Em 2001 iniciou-se o projecto e-Verde - "O Portal da Região do Vinho Verde".
Este novo projecto capitalizou o potencial existente, e reconsiderou os processos relacionados com o Vinho Verde, da produção na sua Região ao consumo internacional, no sentido de os equipar com serviços e mecanismos da "nova economia", consubstanciados num novo portal sectorial operado pela Comissão: o e-Verde, "O Portal da Região do Vinho Verde".
O e-Verde foi além de projectos anteriores, ampliando o seu âmbito, aplicando a experiência adquirida, respondendo a solicitações da prática, mas também actualizando e integrando resultados e protótipos já existentes.
Trata-se pois de um projecto na sequência duma evolução sólida e inovadora, incluindo práticas de vários anos de operação com serviços Internet e Intranet. Foram renovados, integrados e ampliados produtos tais como o site institucional já premiado em vários fóruns (http://www.vinhoverde.pt), o site da Rota Verde (SIRVV), e o projecto VVNET. Com base na experiência de outros projectos, para além de um esforço técnico intenso o e-Verde não negligenciou um esforço muito significativo com a promoção e controle dos resultados.
A partir de 2004 entra em execução o projecto Verde Global - Sistema de Informação Global da Região dos Vinhos Verdes.
Principais objectivos:
- Reforçar as infra-estruturas de suporte às comunicações;
- Realizar um conjunto de acções especializadas que reforcem a informação estática (património documental) e dinâmica especifica da Região (dados em sistemas de suporte electrónico);
- A dinamização dos operadores económicos, e dos elementos associados à cultura da Região, e a realização de um conjunto de acções especializadas de apoio à promoção e à exportação, nomeadamente acções de e-marketing verde, showroom verde, e-learn verde, optimização dos processos de logística e distribuição (get verde), etc.