Se ainda não visitou "A Casa mais bonita do Porto”, não perca a possibilidade de conhecer a Casa dos Vinhos Verdes - Palacete Silva Monteiro, um edifício do séc. XIX, com belíssimos pormenores arquitectónicos, onde será transportado para o Porto oitocentista.
Ao sábado, entre as 14h30 e as 18h30, são realizadas visitas guiadas com duração de 1 hora, durante as quais são explicados os vários espaços e áreas da Casa que é Sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) desde 1944, e que constitui um dos mais ricos exemplos da passagem dos "brasileiros de torna viagem” pela cidade do Porto.
O interior da Casa denota e perpetua o bom gosto de António da Silva Monteiro, abastado comerciante portuense e filantropo que viajou pelo Mundo e que, do Mundo, trouxe influências estéticas de referência à Casa onde habitou. Por sua vez, os jardins não deixam de reflectir a preocupação estética na Fonte das Três Graças ou nos passadiços românticos que conduzem a uma das mais fabulosas vistas sobre o Rio Douro.
As visitas terminam com uma prova de Vinhos Verdes, que dá a conhecer a riqueza e a variedade da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.