Parcerias e Projetos

Em resultado de diversos acordos e parcerias, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes tem apresentado projetos anuais de marketing no valor aproximado de 3 milhões de euros, destinados a apoiar ações de informação e promoção de Vinho Verde e Vinho Regional Minho nos mercados estratégicos de atuação.

Estas ações visam a valorização da Denominação de Origem Vinho Verde e da Indicação Geográfica Minho, o crescimento das vendas nacionais e exportações, o reforço da notoriedade junto dos públicos-alvo e a preservação e valorização das especificidades do Vinho Verde.

Os frutos deste investimento anual são visíveis no aumento do número de empresas exportadoras e reforço da dimensão de exportação das empresas já internacionalizadas, colocando a denominação de origem Vinho Verde no lugar cimeiro das exportações de Vinhos Portugueses DOC, não licorosos.

No ano de 1997 foi apresentado o projecto "VVNet - Vinho Verde na Internet".

O projecto apresentado envolveu uma componente fundamental de utilização dos novos meios de informação - World Wide Web - na valorização, promoção e divulgação do Vinho Verde.

Motivada pela necessidade de dinamizar e racionalizar os vários aspectos ligados à produção e divulgação dos produtos com Denominação de Origem Vinho Verde a Região muniu-se, face às comparticipações do Pronorte, de um conjunto de sistemas baseados nas tecnologias de informação e de comunicação emergentes.

O projecto foi desenvolvido em duas vertentes:

Vertente promocional - dotou a Região com um conjunto de ferramentas com "servidores WWW" personalizados e de meios de motivação para os aderentes da Rota do Vinho Verde acederem e manterem no longo prazo, num todo coordenado pela CVRVV, para ajudar á divulgação e operação dos próprios aderentes e á animação da Rota.
Vertente Operacional - estendeu os sistemas existentes SIV, potencialmente aos 45.000 viticultores, via Internet, economizando custos operacionais de forma articulada com a modernização das delegações da CVRVV, capitalizando nos recursos e informação do SIRVV; e no processo reafirmando a imagem institucional do Vinho Verde na Região e aliciando os seus operadores económicos no terreno para a tarefa de promoção da Região pela recolha e monitorização da informação a divulgar.
O projecto envolveu uma componente fundamental de utilização dos novos meios e tecnologias de informação, nomeadamente a Internet, na valorização, promoção e divulgação da Região do Vinho Verde - com este projecto surgiu o site institucional da Região dos Vinhos Verdes, que obteve, entre outros o prémio Microsoft na área da Internet.

A imagem institucional do Vinho Verde na Região foi reforçada sendo feita uma aposta clara no uso das ferramentas de plataforma Internet, com o objectivo de dotar a CVRVV e os operadores económicos da Região com alguns meios tecnológicos indispensáveis aos aspectos operacionais e promocionais das organizações modernas.

Em 2001 iniciou-se o projecto e-Verde - "O Portal da Região do Vinho Verde".

Este novo projecto capitalizou o potencial existente, e reconsiderou os processos relacionados com o Vinho Verde, da produção na sua Região ao consumo internacional, no sentido de os equipar com serviços e mecanismos da "nova economia", consubstanciados num novo portal sectorial operado pela Comissão: o e-Verde, "O Portal da Região do Vinho Verde".

O e-Verde foi além de projectos anteriores, ampliando o seu âmbito, aplicando a experiência adquirida, respondendo a solicitações da prática, mas também actualizando e integrando resultados e protótipos já existentes.

Trata-se pois de um projecto na sequência duma evolução sólida e inovadora, incluindo práticas de vários anos de operação com serviços Internet e Intranet. Foram renovados, integrados e ampliados produtos tais como o site institucional já premiado em vários fóruns (http://www.vinhoverde.pt), o site da Rota Verde (SIRVV), e o projecto VVNET. Com base na experiência de outros projectos, para além de um esforço técnico intenso o e-Verde não negligenciou um esforço muito significativo com a promoção e controle dos resultados.

A partir de 2004 entra em execução o projecto Verde Global - Sistema de Informação Global da Região dos Vinhos Verdes.

Principais objectivos:

Reforçar as infra-estruturas de suporte às comunicações; 
Realizar um conjunto de acções especializadas que reforcem a informação estática (património documental) e dinâmica especifica da Região (dados em sistemas de suporte electrónico); 
A dinamização dos operadores económicos, e dos elementos associados à cultura da Região, e a realização de um conjunto de acções especializadas de apoio à promoção e à exportação, nomeadamente acções de e-marketing verde, showroom verde, e-learn verde, optimização dos processos de logística e distribuição (get verde), etc.
Compete 2020 N.25

Cofinanciado por:

Programa Compete 2020



Projeto n.º 25
 
Código do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-000025

Programa de Internacionalização e Valorização do Vinho Verde
Apoio no âmbito do sistema de incentivos
OBJETIVO PRINCIPAL: REFORÇAR A COMPETITIVIDADE DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

REGIÃO DE INTERVENÇÃO: NORTE

ENTIDADE BENEFICIÁRIA: COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES

Medida: SI Qualificação e Internacionalização - PME - Proj. Conjuntos

Aviso: 01/SI/2014 - INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização)

Autoridade de Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Organismo: Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.

Investimento: 184.269,00 euros
Custo total elegível: 184.269,00 euros

Apoio financeiro da EU: 101.775,25 euros

Data de aprovação: 2015-05-28

Data de início: 2015-02-17
Data de Conclusão: 2016-12-31

 

Síntese do projeto, objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

Com cerca de 20 mil viticultores e 600 empresas engarrafadoras, a Região dos Vinhos Verdes reúne um elevado número de produtores de pequena dimensão, responsáveis por gerar riqueza e criar postos de trabalho no Norte do país. São, na sua maioria, pequenos produtores que têm aprendido a explorar a diferenciação que a viticultura exposta à influência do Oceano Atlântico lhes proporciona.

 

Apesar de apenas 20% das empresas registarem atividade exportadora significativa, as últimas duas décadas marcaram a reestruturação da Região, com sucessivos recordes de exportação nos últimos 10 anos. Com uma produção anual de 70 milhões de litros que geram mais de 50 milhões de euros em exportações para a economia portuguesa, o Vinho Verde está já presente em 107 países e é líder nacional das exportações de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) não licorosos.

 

Os mercados externos encontram nos Vinhos Verdes um perfil ideal à tendência de consumo de vinhos mais leves, frescos e gastronómicos. A diversidade e versatilidade na harmonização com diferentes pratos, mesmo os mais exóticos da cultura asiática, aliada às excelentes propostas de qualidade/preço da Região, levam-no às prateleiras de supermercados, dos Estados Unidos ao Japão, entre outros destinos.

 

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), instituição que certifica a Denominação de Origem Vinho Verde, tem desempenhado um importante papel de promotor da internacionalização dos produtores da Região, enquanto agente facilitador de contactos negociais e promocionais. Sobretudo, desde a década de 2000, está em curso um forte programa de promoção em cerca de 10 mercados estratégicos, levando as empresas da Região às principais feiras internacionais, assim como promove a realização de seminários e programas de formação nas principais escolas, organiza provas para o consumidor e capta jornalistas e compradores em visita a Portugal.

 

Não são alheios a este desenvolvimento os Fundos Comunitários que têm permitido alavancar o orçamento interno da Comissão dos Vinhos Verdes, permitindo que as empresas cheguem a mais mercados, ações e públicos-alvo.

 

Ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização a CVRVV desenvolveu, ao longo dos anos de 2015 e 2016, um projeto estruturado de intervenção em matéria de internacionalização junto das Pequenas e Médias Empresas (PME) da Região dos Vinhos Verdes. Com o objetivo de envolver 30 empresas e reforçar a sua competitividade e aumentar o valor das suas exportações no volume de negócios total em cerca de 39,90%, o programa apostou no crescimento da notoriedade internacional e valorização dos Vinhos Verdes. Neste contexto, desenvolveram-se atividades nos mercados da Alemanha, Reino Unido e Portugal.

 

Em Março de 2015 realizou-se uma apresentação e prova coletiva de 182 Vinhos Verdes a profissionais e enófilos de Colónia, seguido de um seminário educativo guiado pelo especialista alemão em vinhos portugueses Thomas Sommer. Nos meses de Verão, a ativação neste mercado dirigiu-se ao consumidor final com degustações em loja de um painel de 17 Vinhos Verdes diferentes. A intervenção no mercado incluiu ainda a visita de 6 sommeliers à Região dos Vinhos Verdes, uma campanha promocional e educativa em meios especializados e a produção de uma plataforma digital em alemão sobre a Região e os Vinhos Verdes.

 

No Reino Unido, a Região dos Vinhos Verdes apresentou-se ao mercado profissional a 5 de Março de 2015 com um painel de 113 Vinhos Verdes e um seminário educativo conduzido pelo especialista em Vinhos e Master of Wine Tim Atkins, com o título 'Vinho Verde Revolution - Haven't you heard? Vinho Verde is making a comeback'. Em complementaridade, 5 profissionais deste mercado viveram uma experiencia imersiva na Região dos Vinhos Verdes, com visitas, provas e harmonizações com Vinhos Verdes. Ao consumidor final foi dirigida uma campanha publicitária, em meios como a Ryanair, EasyJet, The Guardian e TimeOut.

 

Os resultados deste programa foram disseminados junto da Região no seminário intermédio realizado em Novembro de 2015 e no seminário final de Novembro de 2016. Cumpriu-se igualmente o objetivo de 12 visitas às empresas aderentes ao projeto tendo por propósito a divulgação dos resultados e disseminação de boas práticas implementadas pelo programa. As visitas decorreram em Novembro e Dezembro de 2016, com vários órgãos de comunicação nacionais. O programa terminou com a publicação de um trabalho no jornal Público on-line sobre a internacionalização e o seu impacto na Região dos Vinhos Verdes.

 

Carlos Teixeira, enólogo da Quinta da Lixa destaca os resultados operacionais do projeto como 'uma mais-valia, uma vez que foi possível ir ao mercado alemão e desenvolver ações de branding com distribuidores, assim como a participação na Prowein alavancou o negócio localmente e noutros mercados da Europa, já que se trata de uma plataforma mundial de relações comerciais'. No caso do Reino Unido, 'a possibilidade de contactar com as visitas dos media e o facto de poder apresentar diretamente os vinhos a consumidores e a restaurantes, são fortes auxiliadores de resultados', refere.

 

'Pudemos estabelecer contacto com importadores, apresentar novas colheitas, criar novas relações comerciais ou fortalecer relações já existentes e aumentar o volume de negócios no mercado alemão. No Reino Unido, foi importante poder reforçar a relação com o nosso importador presente na acção', acrescenta José Oliveira, Administrador da Viniverde - Promoção e Comércio de Vinhos Verdes, S.A.

 

O programa envolveu nas suas atividades 33 empresas da Região, 546 profissionais, mais de 100.000 consumidores, gerando 8 artigos impressos e um aumento do valor das exportações das PME's envolvidas de 40,23%, superando assim os objetivos inicialmente propostos.


Compete 2020 - Projeto n.º 37691


FEDER


Projeto n.º 37691

Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão
Caracterização:

Nº Projeto: 37691
Promotor: COMISSÃO DE VITICULTURA DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES
Co-promotor: COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL DO DÃO
Medida: Sistema de Apoio a Ações Coletivas
Aviso: 04/SIAC/2017 - SISTEMA DE APOIO A AÇÕES COLETIVAS - Internacionalização
Aut. Gestão: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Organismo: Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.
Investimento: 1.306.638,92 euros
Elegível: 1.007.051,42 euros
Incentivo: 855.993,71
Data de Início 2018-03-01
Data de Fim 2020-02-29
 

Síntese do Projeto:

O projeto 'Reforço da Internacionalização dos Vinhos Verdes e Vinhos do Dão' visa potenciar o sucesso internacional das PME ligadas ao negócio dos vinhos da Região dos Vinhos Verdes e da Região do Dão, procurando reforçar a sua capacitação para o desenvolvimento de estratégias que incorporem fatores diferenciadores na sua oferta, sensibilizando-as para a importância da inovação, do marketing e do reforço da imagem de marca, enquanto fatores determinantes para o aumento da competitividade e, simultaneamente, contribuindo para o reforço da visibilidade internacional da oferta de vinhos nacionais, e melhoria da perceção dos mercados externos relativa a estes vinhos.

 

O esforço na renovação da vinha e evolução constante da enologia nas regiões referidas dão consistência qualitativa e diferenciadora aos vinhos produzidos e sustentabilidade à estratégia de valorização da marca coletiva e marcas dos produtores.

 

Com efeito, este projeto materializa uma iniciativa integrada, dirigida para o reforço do posicionamento das marcas Vinhos Verdes e Vinhos do Dão, enquanto marcas cada vez mais relevantes e notórias na promoção internacional dos vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e da Região Demarcada do Dão, conferindo, por essa via, uma crescente visibilidade internacional ao que de melhor se faz a nível nacional. Materializa, também, iniciativas que reforçam a capacidade das atividades económicas ligadas à comercialização dos vinhos para a definição de estratégias de internacionalização e de abordagem aos mercados externos, potenciando a competitividade dos nossos players e a sua progressão nas cadeias de valor globais, promovendo as melhores práticas a nível internacional.

 

Entidades Promotora e Co-promotora do Projecto:

1. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) é o organismo interprofissional que tem por objeto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e comércio de Vinho Verde e a defesa do património regional e nacional que constitui a Denominação de Origem Protegida, revestindo, nesta qualidade, a forma jurídica de uma associação regional, pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública (Decreto-Lei nº 104/87 de 6 de Março).

 

Para além da certificação, controlo de qualidade e fiscalização dos produtos vínicos da Região, nos diversos locais de produção e comércio, a CVRVV tem como missão a divulgação da Denominação de Origem Protegida Vinho Verde (Vinho Verde DOP) e outros produtos vínicos da Região, no mercado nacional e internacional.

 

2. A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é um organismo interprofissional que tem como missão exercer funções de controlo da produção e comércio e de certificação dos produtos vitivinícolas com direito à Denominação de Origem Protegida (DOP) Dão e Lafões e à Indicação Geográfica (IG) Terras do Dão, em conformidade com a Portaria nº 37/2011 de 14 de Janeiro, bem como a promoção dos produtos vitivinícolas.

 

Resultados do Projeto:

Numa perspetiva de formação imersiva e desenvolvimento de novos negócios, as Regiões dos Vinhos Verdes e do Dão receberam dezenas de profissionais - jornalistas, compradores e influenciadores - nas suas áreas de produção, com visitas a produtores, provas guiadas e seminários interativos.

Com grande foco na divulgação e promoção dos Vinhos Verdes e dos Vinhos do Dão, o projeto fez também chegar a sua mensagem a milhares de contactos profissionais e consumidores através de ações como a assessoria de imprensa ou marketing digital, com grande impacto na visibilidade e notoriedade destes vinhos em mercados como a Dinamarca, Alemanha, Brasil ou Reino Unido.

Em complemento, realizaram-se ações de disseminação e eventos nos vários mercados internacionais, uns dirigidos somente a profissionais, outros com âmbito mais alargado e dirigido igualmente a consumidores. As presenças incluíram programas educativos dirigidos por formadores certificados, grandes eventos de marca própria como o Vinho Verde Wine Experience no Rio de Janeiro, ativações em festivais de vinhos de referência nos mercados de destino, tais como o Cruise Days em Hamburgo/Alemanha, o Feast Portland Festival em Oregon/EUA ou o Taste London em Londres/Reino Unido, ou mesmo eventos de menor dimensão e pensados para promover a harmonização dos vinhos Portugueses com a gastronomia internacional, como os Food Pairing Events dirigidos a sommeliers dos mercados alemão, dinamarquês ou inglês.

Numa perspetiva de evolução futura, o projeto contribuiu ainda com um estudo internacional, realizado nos mercados do Brasil, Japão, EUA e Canadá, para redefinição da estratégica da Região dos Vinhos Verdes e apresentação de linhas de ação para o futuro.